Paróquia Sagrada Família - Cianorte!

Diocese do Divino Espírito Santo - Umuarama!

História

Histórico da Paróquia

HISTÓRICO DA PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA

A Paróquia Sagrada Família, de Cianorte-PR, foi instalada no dia 10 de março de 1996, na Celebração Eucarística das 19:00 horas, na então Capela Sagrada Família, por Decreto de Dom José Maria  Maimone, SAC, hoje Bispo Emérito da Diocese de Umuarama. Na ocasião, foi nomeado como primeiro Pároco o Padre Edivaldo Lopes de Farias.

A Capela Sagrada Família foi elevada à categoria de Igreja Matriz da nova Paróquia. Esta nova Igreja Matriz, como a conhecemos hoje, é sustentada por 12 colunas que simbolizam a sustentação do universo criado; os 12 apóstolos, colunas da Igreja Católica, Apostólica, Romana; e a cobertura externa é um visual de elevação do povo que vence, destacando o símbolo maior do cristão, uma cruz. A Igreja Matriz foi dedicada aos 18 dias do mês de março de 2006, durante celebração presidida por Dom Vicente Costa, na ocasião Bispo da Diocese de Umuarama, na presença de muitos fiéis, sacerdotes e religiosas.

O território da Paróquia hoje comporta 22 CEBS , distribuídas nos arredores da  Igreja Matriz Sagrada Família, 02 Capelas Urbanas (Capela São Judas e Capela São Paulo Apóstolo) e 03 Capelas Rurais (Capela São Lucas, Capela Nossa Senhora Aparecida e Capela Menino Jesus). As CEBs contam hoje com 88 Grupos de Reflexão.

Durante estes 22 anos de Paróquia foram se formando e estruturando o Conselho Paroquial da Ação Evangelizadora, o Conselho Paroquial de Economia e Administração,  inúmeros Grupos de Reflexão e  CEBs , Pastorais e Movimentos dos quais podemos citar:  Meces e  Meceps , Pastoral Catequética para crianças, Adolescentes e Adultos; Pastoral da Juventude, Pastoral do Batismo, Pastoral da Criança, Pastoral dos Adolescentes , Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Saúde, Pastoral da Comunicação, Pastoral do Menor, Infância Missionária, Ministério dos Coroinhas, Equipe Paroquial das Santas Missões Populares, Equipe Paroquial de Liturgia, Equipe Paroquial dos Cantos Litúrgicos, Apostolado da Oração, Terço dos Homens, Rosário Permanente, Vicentinos, Legião de Maria, Cursilho de Cristandade e Renovação Carismática Católica.

As Irmãs Vicentinas formam a comunidade religiosa da Paróquia e assistem duas instituições caritativas: o Recanto das Velhinhas e a Associação Rainha da Paz. Esta atende mais de mil crianças e adolescentes de Cianorte e  Distrito de Vidigal.

Lembrando  todos os Sacerdotes que exerceram o seu Ministério na Paróquia Sagrada Família e os que aqui hoje estão, queremos deixar nossos sinceros agradecimentos a todos os Sacerdotes que, como Jesus, o Bom Pastor, vão nos conduzindo na missão, trazendo-nos sempre mensagens de paz, justiça, fortaleza e esperança. Rezemos por nossos Sacerdotes para que sempre perseverem em sua missão de nos conduzir a Deus através do exercício de seu ministério e de seu exemplo de vida.

Párocos: Pe. Edivaldo Lopes de Farias; Pe. Marcos Sérgio Magon; Pe. Luiz da Silva Pereira; Pe. Carlos Antônio Gomes.

 Vigários Paroquiais: Pe. Márcio Luiz Priori; Pe. Cleverson Alves; Pe. Valdenir Pereira dos Santos; Pe. Valdemar Sebastião da  Silva; Pe. Ivanil Pereira da Silva; Pe. Ivo Almani de Sá Pereira; Pe. César Augusto.